Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres

Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres, Psicanálise, Lacan, clínica, psicoterapia, identidade humana, o Outro

 

Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres

Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres 

O psiquiatra francês Jacques Lacan, que é conhecido por suas teorias complexas e provocadoras de pensamento, disse uma vez: “Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres”. Esta é uma reinterpretação convincente do que significa ser humano. Apesar de sua concisão, esta observação captura uma perspectiva sofisticada e nuanceada sobre a subjetividade, desejo e identidade nos seres humanos. Devemos examinar o quadro teórico de Lacan, seu conceito de desejo e o contexto mais amplo da psicanálise para compreender plenamente suas consequências.

A declaração feita por Lacan é um desvio dramático das idéias convencionais de identidade. Lacan propõe que nosso ser fundamental é composto de desejo, em vez de nos vermos como seres substanciais, independentes com desejos. Esta afirmação pode parecer obscura, mas é baseada na compreensão original de Lacan da psicanálise, especificamente suas teorias sobre o "Outro", o "objeto a" e o "estágio espelho".

Lacan chama este período de desenvolvimento de "estágio espelho", que dura de seis a dezoito meses. Os bebês nesta fase são capazes de reconhecer sua própria imagem em um espelho, uma experiência que os ajuda a se sentir como uma pessoa inteira e distinta. Esta unidade, no entanto, é falsa porque ignora a complexidade e desorganização de nossa realidade interior. É uma fabricação que esconde o mar turbulento de impulsos, motivações e emoções que, na opinião de Lacan, realmente constituem quem somos.

A ideia de Lacan do “Outro” esclarece esta ideia ainda mais. O "Outro" é o reino social fora da pessoa, que inclui convenções sociais, língua e cultura. Nossos objetivos e aspirações são determinados pelo “Outro”, que também define nossos desejos. Nós construímos nossas identidades com base no que pensamos que o “Outro” precisa de nós enquanto fazemos nosso caminho através deste terreno externo. Portanto, nosso “desejo” é um anseio por aprovação e aceitação do “Outro”. Nossa existência como “seres” é, portanto, subordinada à nossa existência enquanto “desejos”.

Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres



Entender a citação depende fortemente do "objeto a", outro princípio da teoria de Lacan. O "objeto a" é a coisa que desejamos, mas nunca podemos ter porque nosso cuidador primário satisfez todas as nossas necessidades quando éramos pequenos. Lacan diz que à medida que amadurecemos, perseguimos continuamente este enigmático “objeto a” de uma variedade de maneiras, o que afeta nossos desejos e, por sua vez, nossa existência.

Mas, em termos práticos, o que isso significa para nós? Como esse conhecimento do desejo afeta como nos vemos a nós mesmos e como nos conectamos com o mundo exterior?

Quando nos vemos como “desejos que têm seres”, entendemos que nossas identidades são mutáveis e sempre em mudança. Como resultado de nossos contatos com o “Outro”, nossos desejos estão sempre mudando e transformando nosso senso de quem somos. Esta visão pode ser tanto libertadora quanto inquietante. Por um lado, nos liberta de idéias rígidas e definidas de identidade e nos inspira a acolher a mudança e o desenvolvimento. Por outro lado, traz à nossa atenção a noção desagradável de que nosso senso de nós mesmos é inerentemente frágil e constantemente sujeito a nossos desejos em mudança.

Além disso, o ponto de vista de Lacan encoraja-nos a reconsiderar as normas e os padrões culturais. Podemos desenvolver autenticidade e autoconsciência, analisando criticamente essas pressões externas, tornando-nos conscientes de como o “Outro” afeta nossos desejos.

A citação de Lacan faz uma adição significativa à psicanálise como um todo. A identidade é transformada de uma coisa estática e contínua em um processo dinâmico e orientado pelo desejo. Ela questiona a sabedoria recebida e nos força a reconsiderar como nos vemos a nós mesmos e nosso lugar no universo.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

COMENTÁRIOS

Nome

ARTIGOS,17,Canal LP,2,Contos,3,Cruzadas,3,CURIOSIDADES,3,Ficção,7,FILOSOFIA,6,Informativos,8,INSIGHT,12,Leituras,12,Microcontos,4,Parole,2,PASSATEMPOS,11,Quizzanálise,3,RELIGIÃO,3,Sudoku,3,Videocontos,3,Vídeos,2,
ltr
item
Leituras de Psicanálise: o Inconsciente em Revista: Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres
Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres
Não somos seres que têm desejos, somos desejos que têm seres, Psicanálise, Lacan, clínica, psicoterapia, identidade humana, o Outro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiubpYve84Jm-P-4jyDS_a2Bm27sOWK_enN1llA6KxVwhAlRPS2Rv9ja9FYLk1WAAmVHvVyVNHT8ufcF1alHkKigFQ8iqHt4c5Kvuzs7aRMlhQQkZtOgYSSuTwmR7zLR7VG24p-g635toXNuqgStbyaXJ64BZedQ_iNnEpNDQsoec316eb3inpuewWc/w400-h224/Desejos%20Lacan%201.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiubpYve84Jm-P-4jyDS_a2Bm27sOWK_enN1llA6KxVwhAlRPS2Rv9ja9FYLk1WAAmVHvVyVNHT8ufcF1alHkKigFQ8iqHt4c5Kvuzs7aRMlhQQkZtOgYSSuTwmR7zLR7VG24p-g635toXNuqgStbyaXJ64BZedQ_iNnEpNDQsoec316eb3inpuewWc/s72-w400-c-h224/Desejos%20Lacan%201.png
Leituras de Psicanálise: o Inconsciente em Revista
https://www.leiturasdepsicanalise.com/2023/06/nao-somos-seres-que-tem-desejos-somos.html
https://www.leiturasdepsicanalise.com/
https://www.leiturasdepsicanalise.com/
https://www.leiturasdepsicanalise.com/2023/06/nao-somos-seres-que-tem-desejos-somos.html
true
1234930397896183373
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada Veja todos(as) Leia mais Responder Cancelar a resposta Apagar Por Início Páginas POSTAGENS Veja todos(as) RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS POSTAGENS Nenhuma postagem correspondente ao seu pedido INÍCIO Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar Índice